Menu fechado

WK Sistemas aumenta produtividade ao automatizar testes de software

wk sistemas



Clique para copiar

https://computerworld.com.br/2018/02/16/wk-sistemas-aumenta-produtividade-ao-automatizar-testes-de-software/

A WK Sistemas, desenvolvedora catarinense de software ERP, conquistou agilidade no processo de testes que garantem a qualidade de seu portfólio, depois de criar um setor avançado em automação para testes dos softwares e desenvolver uma ferramenta própria para tal.

O total investido no projeto soma mais de R$ 1,3 milhão em aquisições de servidores e licença de software a partir de 2009, quando a ferramenta atual começou a ser implantada gradualmente. Em 2012, teve início o processo de teste automatizado, no qual é possível avaliar o software pelos relatórios e gráficos gerados a partir de testes paralelos, e que é mantido até hoje.

“Antes, se a automação de testes fosse executada sequencialmente consumiria duas semanas. Agora, dura no máximo uma hora, reportando resultados de forma integrada e automatizada ao time de desenvolvimento”, detalha Werner Keske, presidente da WK Sistemas e idealizador do projeto.

Monitoramento em tempo real

Por meio da ferramenta desenvolvida pela WK, é realizado o acompanhamento em tempo real da execução dos testes e do plano de possíveis correções identificadas. Em caso de qualquer inconformidade, painéis acionam alertas para a resolução dos problemas. O teste automatizado é atualmente executado em todos os módulos ERP.

Ainda segundo Keske, além de um crescente nível de maturidade do software, a automação dos testes proporciona aumento da produtividade e diminuição do custo destinado as atividades de testes; melhoria na qualidade do software; diminuição do tempo gasto com a execução dos testes (se comparado aos testes manuais), entre outros benefícios.

Para a criação da ferramenta de monitoramento, a área de Qualidade da companhia esteve alinhada ao time de TI. De acordo com Marlo Torres Marques, coordenador de Qualidade da WK Sistemas e também responsável pelo projeto, o trabalho em conjunto só trouxe benefícios.

“A TI tem papel fundamental para determinar a qualidade de nosso sistema durante o desenvolvimento de novos recursos e antes do lançamento de novas versões do nosso produto no mercado”, conta.

Com quase 40 servidores responsáveis por executar e gerenciar os testes de software, a WK tem como meta, neste ano, adicionar mais 60 equipamentos ainda no primeiro semestre.

Reportagem original

Deixe uma resposta