Qualidade de Software Brasil

Testes e Qualidade de Software – Um desafio para 2018

Não é novidade que a área de Software Testing e Quality Assurance é atualmente uma das mais importantes no ciclo de vida de desenvolvimento de Software. Todos os anos se observam evoluções nesta indústria e este ano não será exceção.

Com tendências claras ao nível do desempenho e da segurança, surgirão novos desafios para os Testers, incentivando-os a uma contínua evolução de competências.


Segundo algumas previsões, 2018 será um ano de grande expansão para esta área das TI. A procura por profissionais de Testes e Qualidade de Software no mercado de trabalho continua em alta. A exigência e consciência das empresas é cada vez mais elevada, o número de ferramentas disponíveis nunca foi tão grande e os orçamentos para testes de software estão também em crescendo.

Apesar da realização de testes de qualidade de software observar uma evolução e consolidação com base em padrões reconhecidos internacionalmente, perduram ainda situações que põem em causa o normal funcionamento das organizações e empresas em Portugal.

 

Software Testing e a formação em Portugal

A área de Software Testing está implementada há mais de 30 anos no nosso país, com a aplicação das melhores normas internacionais reconhecidas. A SQS AG (Software Quality Systems) é a maior referência mundial nesta área e é número um em formação de Qualidade de Software.

Esta multinacional de origem alemã está presente em Portugal, desde 2002, através da sucursal SQS Portugal e, desde então, tornou-se numa grande referência portuguesa desta indústria.

Tirando partido da presença internacional, a SQS trouxe para Portugal a sua oferta formativa que inclui a formação acreditada pelo ISTQB® (International Software Testing Qualifications Board), a grande referência de conhecimento, formação e certificação de profissionais de Testes e Qualidade de Software em todo o mundo. Compreende igualmente formação em desempenho, usabilidade e automação de testes baseada no amplo conhecimento prático adquirido.

A Olisipo é a empresa responsável pela divulgação, gestão e operacionalização deste portfólio formativo em Portugal.

Para este efeito associou-se à SQS na criação da SQS Academy, onde efetua a preparação para a certificação oficial de profissionais nos cursos ISTQB® Certified Tester (Foundation Level; Foundation Level – Agile Extension; Advanced Level – Test Manager; Advanced Level – Test Analyst, Advanced Level – Tecnhical Test Analyst e Advanced Level – Security Tester) bem como cursos especializados na área específicos. Alguns exemplos são os cursos de Performace Testing, Usability Testing, Test Automation, Cucumber, Selenium e SpecFlow.

Em Portugal, a SQS Academy é fruto de uma parceria entre a SQS Portugal e a Olisipo. Lançada em 2010, a academia tornou-se na principal referência empresarial de Formação e Certificação Oficial de profissionais de Testes e Qualidade de Software. Na página da Academia, estão destacados os cursos com mais procura nos últimos anos, bem como algumas novidades em 2018.

As próximas acções em destaque são:

Reportagem original