Menu fechado

Software Librem 5 para smartphone fez mais progressos

Google adverte que o Android da Huawei pode deixar a porta aberta para hackers

A Purism acaba de publicar um resumo mensal de suas atividades relativas ao smartphone Librem 5 este mês. Eles continuam trabalhando em um conjunto de software com o kit do desenvolvedor Librem 5. No entanto, ainda não há qualquer sinal de seu projeto de hardware de produção. Não está gatantido, assim, se eles serão capazes de lançar o aparelho no próximo trimestre como está planejado.

O trabalho está em andamento para solucionar o problema de áudio das chamadas telefônicas. Enquanto o áudio USB funciona bem, com alguns ajustes, o áudio PCM que sai do kit de desenvolvimento é ruidoso e distorcido, devido ao bit no fluxo PCM – do i.MX8 para o modem – estar incorreto. Ajustar com força o MSB em um fluxo PCM gravado produz áudio claro. Enquanto isso, começamos a trabalhar em um daemon, Wys, que carrega e descarrega os módulos de loopback do PulseAudio de acordo com o estado das chamadas de voz do ModemManager. Todo esse esforço nos aproxima de ter chamadas telefônicas funcionando corretamente. A investigação básica e o teste de outro modem também foram feitos, a fim de avaliar seu potencial em relação ao modem PLS8 da Gemalto, disse a gestora do projeto, Heather Ellsworth.

Entre os progressos realizados no smartphone Librem 5 Linux em maio, estavam:

 

  • Trabalho contínuo para descobrir por que o áudio PCM que sai do kit do desenvolvedor é ruidoso e distorcido;
  • Vários trabalhos sobre o suporte de mensagens;
  • Continuação do trabalho de integração livre com o GNOME Web (Epiphany) para torná-lo adequado à sua experiência de visualização na web de formato reduzido;
  • Melhorias para Geary como seu aplicativo de e-mail;
  • Trabalhando para obter um kernel baseado em Linux 5.2 trabalhando em seu kit de desenvolvedor para substituir seu kernel Linux 4.18;
  • Trabalhar na mudança de Rootston para “Phoc” como seu novo compositor de Wayland;
  • Outro trabalho de criação do kernel, incluindo os gráficos Etnaviv.

Ainda há uma longa jornada pela frente até que o software esteja pronto para o smartphone Librem 5. Portanto, ainda não é possível ter qualquer tipo de visualização de desenvolvedor/usuário. A esperança é que em junho nós finalmente vejamos o design de hardware de produção para este aparelho ansiosamente aguardado e que muitas vezes teve seu lançamento adiado.

Lembrando que este smartphone Linux é voltado para a privacidade e algumas garantias ao usuário final. A expectativa é que ele seja lançado no terceiro trimestre, já bem fora de sua meta original de envio em janeiro.

Blog de Purism.



Reportagem original

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas